Dois anos é muito ou pouco tempo?

A resposta a esta pergunta é, evidentemente, “depende”.

Se for para manter uma ação, a maioria dos investidores com um horizonte de longo prazo dirá que é pouco tempo, pois as tendências fundamentais demoram a desenvolver-se e o seu reflexo na valorização das ações também.

Mas se for para esperar para comprar uma ação já dirão que dois anos é muito tempo.

Ou seja, na sua generalidade, os investidores são mais pacientes quando já estão investidos do que antes de estarem investidos.

Este sentimento é natural, pois normalmente o tempo joga a favor daqueles que estão investidos, exceto em situações – como agora – em que a generalidade dos mercados acionistas (Europeus e Americanos) estão muito sobreavaliados.

Por exemplo, o rácio Capitalização Bolsista/PIB dos Estados Unidos nunca esteve tão elevado…

rácio Capitalização Bolsista/PIB dos Estados Unidos - 2020

…nem no ano 2000, quando de seguida o S&P 500 caiu 50%…

Gráfico do índice S&P 500 desde 1985

…e o Nasdaq 100 mais de 80%:

Gráfico de longo prazo Nasdaq 100 - Bolsa Estados Unidos

Nesse ano de 2000, tal como em 2007, teria sido acertado aguardar uns tempos por uma ocasião mais favorável para investir a 100% no mercado de ações.

Antes de prosseguir com este tema, gostaria apenas de um aparte, assinalando a divergência entre o S&P 500 e o Nasdaq 100, pois enquanto que o S&P 500 em novembro fez um novo máximo histórico…

Dois anos é muito ou pouco tempo? 1 - Borja On Stocks

…o Nasdaq 100 não fez:

Dois anos é muito ou pouco tempo? 2 - Borja On Stocks

Tal como escrevi, principalmente, nos seguintes textos…

…espero que o S&P 500 desça 48% desde o máximo dos 3.646 pontos, até aos 1.900 pontos e tenho apontado um horizonte temporal de dois anos para esse desenvolvimento.

Mas pode ser mais depressa, principalmente se tiver um crash pelo meio, que pode acontecer a qualquer momento e sem pré-aviso.

Quer o corona crash, quer o mergulho dos futuros do WTI Crude a território profundamente negativo (!), quer a recuperação desde então, foram com uma velocidade sem precedentes, pelo que há sinais de que as tendências se estão a desenrolar de forma mais rápida do que antigamente.

É certamente possível que o próximo Bear Market leve apenas um ano e que em novembro de 2021 já estejamos no fundo, a investir, com uma ótica de longo prazo, em ações fundamentalmente atrativas.

Prever que o S&P 500 pode cair mais de 40% nos próximos 12 meses é tão surpreendente e arriscado como, em março de 2020, ter previsto que poderia subir mais de 60% em menos de 6 meses até um novo máximo histórico, no entanto, ainda que por outras palavras, foi isso mesmo que aconteceu:

Vou partilhar um detalhe que considero curioso. Aquando da Spanish Flu o índice Dow Jones Industrial Average também se desenvolveu através de uma Irregular Expanded Flat:

Gráfico do Dow Jones (DJIA) na altura da Spanish Flu

Repare-se que naquela altura o mercado também recuperou da Spanish Flu (que infetou 500 milhões de pessoas, 25% da população mundial da altura, e matou entre 50 e 100 milhões) e foi até um novo máximo histórico, para a seguir mergulhar 47% e quebrar o mínimo anterior.

Do topo de 1919 até ao fundo de 1921 foram 22 meses.

Mas valeu a pena ficar ligado ao mercado de ações, pois a seguir tivemos os Roaring Twenties, o segundo maior Bull Market da História:

A subida do índice Dow Jones (DJIA) durante os Roaring Twenties, o segundo maior Bull Market da história

Tal como escrevi no artigo da semana passada…

…vamos continuar dedicados e motivados a analisar ações durante o Bear Market, à procura das melhores oportunidades para o Bull Market seguinte.

No entanto, dois anos, ou que seja, um ano, é provavelmente muito tempo para estar apenas “a estudar”.

2020 tem mostrado que um ano pode ser muitíssimo longo, especialmente se for repleto de volatilidade e intensidade, como espero que sejam os próximos.

Para ajudar a manter os investidores interessados no mercado de ações, nas análises que publicamos no Borja on Stocks e também, obviamente, para obter um retorno positivo nos próximos anos, recomendamos várias ações em situações especiais e um forte investimento numa indústria antí-cíclica. Nos próximos dias escreverei sobre estas oportunidades de investimento de médio prazo.

Estes investimentos de médio prazo também servem para fazer algum hedging à previsão central de que virá aí um Bear Market severo. Obviamente um analista joga com probabilidades e nunca poderá ter a certeza absoluta acerca de um determinado desenvolvimento que irá acontecer somente no futuro.

O futuro é deveras imprevisível, especialmente no mercado de ações, mas se a História serve de guia, a probabilidade aponta para um Bear Market de proporções consideráveis nos próximos tempos.

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Artigos Relacionados

Download ebooks grátis

e-books sobre Investimento em Ações

Cinco e-books inspiradores e informativos sobre investimentos em ações

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão