Azkoyen na onda da histeria

A acção da Azkoyen caiu…

Azkoyen na onda da histeria 1 - Borja On Stocks

… mas os novos produtos que a empresa apresentou, há umas semanas, aproveitam a onda de histeria pandémica. É uma excelente oportunidade para a empresa!

Apresentação

A Azkoyen é uma multinacional espanhola especializada no design, fabricação e comercialização de soluções tecnológicas para os mercados de vending machines, pagamento e segurança. A empresa já fabrica máquinas desde a década de 40. A companhia tem 3 segmentos de negócio – Coffee & Vending Systems, Payment Technologies e Time & Security – que têm um nível de Receita semelhante entre si e uma variação de Receita positiva em 2019 face a 2018:

Azkoyen na onda da histeria 2 - Borja On Stocks

  • Coffee & Vending Systems

Inclui (i) máquinas automáticas de café (negócio principal) e (ii) máquinas de venda automática de bebidas frescas, lanches e outros. O Grupo está concentrando uma parte significativa dos seus planos no negócio do café. Actualmente, as máquinas de café e as máquinas de venda automática de bebidas, lanches e outros representam 80% deste segmento. As máquinas de venda de tabaco representam quase 20% da receita do segmento Coffee & Vending Systems. As vendas de tabaco no ano fiscal de 2019 registaram um aumento de 12,1% em relação ao ano anterior, destacando o crescimento nos mercados alemão e português (como eu fumo, convictamente, 1 ou 2 cigarrinhos por mês, devo ter contribuído).

Como parte das iniciativas de adaptação ao novo cenário (COVID-19), o Grupo apresentou, no início de Maio, a sua tecnologia de Distance Selection (selecção à distância) para as suas máquinas automáticas, o que permite ao usuário obter os produtos sem a necessidade de contactar com a superfície da máquina, fornecendo segurança e higiene absolutas no processo de compra. É possível seleccionar o produto a uma distância de até 2 centímetros da superfície do painel de selecção. A nova tecnologia Distance Selection está sendo apresentada em diferentes mercados, com uma excelente receptividade. O seu marketing começou imediatamente. O registo da patente foi arquivado no Escritório Europeu de Patentes em 23 de Abril de 2020. Além disso, as suas tecnologias do segmento Payment Technologies permitem o pagamento remoto através de dispositivos móveis.

Azkoyen na onda da histeria 3 - Borja On Stocks

  • Payment Technologies

Inclui os métodos de pagamento e de venda automática. Mais de 60% deste segmento está relacionado com a sua tecnologia Cashlogy. Ainda ontem fui a um café ao lado do meu escritório que tem este sistema de pagamento – o cliente entrega o dinheiro à máquina e ela dá o troco e o recibo, tudo de forma automática:

Azkoyen na onda da histeria 4 - Borja On Stocks

Recentemente (neste mês de Maio), a sua subsidiária Coges (líder europeia em sistemas cashless em ambiente fechado) apresentou uma solução baseada na sua plataforma na cloud (preparada para a IoT), a Nebular, que facilita a distribuição de máscaras no local de trabalho.

  • Time & Security

Este segmento é representado pela sua subsidiária Primion. A empresa desenvolve infraestruturas e sistemas electrónicos que possibilitam ao usuário aceder a uma instalação ou local de acordo com as credenciais apresentadas, que gerem e analisam as horas trabalhadas pelos colaboradores, entre outros.

No último trimestre, os 2 últimos segmentos apresentaram uma ligeira queda de 10,7% e 6%, respectivamente, à excepção do segmento Coffee & Vending Systems que subiu 3,8%:

Azkoyen na onda da histeria 5 - Borja On Stocks

Principais Accionistas

Os 4 principais accionistas que controlam a empresa têm participação nos órgãos de direcção:

Azkoyen na onda da histeria 6 - Borja On Stocks

Gráfico de Longo Prazo

O gráfico de longo prazo mostra uma tendência cíclica descendente até 2016, quando quebrou a linha de tendência descendente:

Azkoyen na onda da histeria 7 - Borja On Stocks

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

O número de acções tem-se mantido estável:

Azkoyen na onda da histeria 8 - Borja On Stocks

À cotação actual de 5,24 €, o Valor de Mercado da Azkoyen é de apenas 126 M€.

Informação Financeira

A Receita tem aumentado 2,3% ao ano, nos últimos 10 anos:

Azkoyen na onda da histeria 9 - Borja On Stocks

O Lucro de 16 milhões (ttm)…

Azkoyen na onda da histeria 10 - Borja On Stocks

… forma um PER de 7,88x. O PBR está próximo à sua média dos últimos 10 anos:

Azkoyen na onda da histeria 11 - Borja On Stocks

Conclusão

De acordo com as previsões económicas divulgadas no dia 6 de Maio pela Comissão Europeia, espera-se que a economia da Zona Euro caia 7,7% em 2020 e cresça 6,3% em 2021. Em suma, não se espera que a economia da UE recupere totalmente as perdas deste ano antes do final de 2021. A pandemia do COVID-19 está afectando significativamente o desenvolvimento dos 3 segmentos de mercado da empresa no segundo trimestre. No mês de Março, a empresa sofreu uma redução nas vendas de 15,5%, devido aos impactos negativos do COVID-19. O Grupo espera que os resultados consolidados do primeiro semestre e do ano de 2020 tenham uma redução significativa nas vendas. Mas, à semelhança de outras empresas, também declara que…

(…) no es practicable en este momento realizar de forma fiable una estimación cuantificada de su potencial impacto en los negocios del Grupo.

… transmitindo, também, confiança na solida posição financeira do Grupo, e na sua capacidade de inovação:

La sólida posición financiera y la diversificación geográfica y de negocios del Grupo, así como las medidas adoptadas (explicadas en 1.1. anterior) y la capacidad de innovar y adaptar su oferta a la “nueva normalidad”, hacen esperar que éste saldrá reforzado para el futuro.

E é mesmo:

Azkoyen na onda da histeria 12 - Borja On Stocks

O catalisador que aqui pode fazer a diferença é a sua tecnologia Distance Selection (mais os serviços de pagamento à distância) que vai surfar a onda da histeria pandémica, cuja comercialização se iniciou imediatamente a seguir à apresentação:

Eles foram muito rápidos a reagir! É certo que há competidores…

Azkoyen na onda da histeria 13 - Borja On Stocks

… mas eu não consegui encontrar nada como as máquinas da Azkoyen. Por exemplo, esta empresa indiana tem um sistema baseado em códigos QR, mas o foco está no pagamento, não na selecção de produtos (embora o código QR também possa ser implementado, pelos engenheiros, na selecção do produto). E sistemas de pagamento contactless já há muitos. Todas as máquinas de vending que encontrei só dispensam o contacto no acto do pagamento (via NFC) não na selecção do produto. Portanto, a oportunidade parece-me excelente para a Azkoyen crescer. Paolo Ghidotti, presidente da European Vending & Coffee Service Association (EVA), escreveu uma carta aberta aos líderes europeus destacando o “impacto devastador” que a pandemia do COVID-19 está a ter no sector de venda automática e solicitou assistência financeira urgente:

The vending industry needs your urgent financial assistance.

Ele também disse que a maioria das máquinas estão situadas nos locais de trabalho. Ou seja, são adquiridas pelas empresas. Não deverá ser muito difícil à Azkoyen convencer as empresas e organizações a adoptar estas máquinas como forma de proteger os seus colaboradores (ainda que tudo seja marketing para deixar os relatórios de gestão mais bonitos). Talvez o relatório do segundo trimestre possa esclarecer um pouco mais acerca da direcção que estas máquinas estão a tomar no mercado. O sentido de oportunidade foi muito bem captado pela Azkoyen.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Artigos Relacionados

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão